O Colágeno e a pele

O colágeno é o principal e mais importante elemento estrutural da nossa pele. Responsável por diversas funções, como manter a firmeza da pele, sua elasticidade, sua maciez e sua sustentação, ele está presente em maior quantidade na segunda camada, a derme. Sua produção é realizada pelos fibroblastos e é mais intensa nos primeiros anos de vida, sendo que, com o passar dos anos, a capacidade do organismo de produção de fibras de colágeno diminui, modificando a estrutura da pele, deixando-a com um aspecto flácido e envelhecido.

Outros sintomas comumente associados ao envelhecimento da pele são: linhas finas, rugas, perda de elasticidade, falta de brilho, excesso de oleosidade ou ressecamento. Isso tende a se agravar quando o acumulo de exposição a agentes agressores provocam a diminuição da renovação celular o que também contribui para o aparecimento dos sinais da idade. Os fatores que influenciam na velocidade com que o envelhecimento se instala na nossa pele são:

  •          Falta de nutrição e hidratação;
  •          Herança genética;
  •          Exposição a agentes agressores externos, como sol, vento, poeira, resíduos de maquiagem;
  •          Queda hormonal, graças ao avanço da idade.

Esses fatores aceleram a formação dos famosos radicais livres, que promove a degradação do colágeno da nossa derme, além de esgotarem as reservas de vitamina A e C e de outros antioxidantes endógenos que produzimos ou que ingerimos para manter a pele bonita.

Já foi comprovado que o hábito diário de limpeza e tonificação antes de aplicar um creme ou sérum anti-aging aumenta a absorção dos ativos presentes nos mesmos, prevenindo o envelhecimento, mantendo o brilho da pele e deixando-a saudável. Mas não para aí, hoje já temos comprovações de que é possível frear o envelhecimento com a suplementação de nutrientes como o colágeno hidrolisado e substância enriquecidas com vitaminas A, C, D e E. Esses suplementos podem inverter o processo de degradação do colágeno, estimulando e acelerando a produção dessa proteína tão importante tanto para a nossa pele como para a nossa saúde (o colágeno também está presente nos ossos, nas cartilagens, nos cabelos, nas unhas e em órgãos vitais como o coração).

Nem sempre a alimentação é suficiente para fornecer a quantidade ideal de nutrientes que nosso organismo precisa, principalmente a partir dos 30 anos, idade que o organismo sofre com uma queda drástica de produção desses. Por isso a importância dos nutricosméticos, ou “pílulas de beleza” como também são conhecidos. Esses são produtos ricos em antioxidante, vitaminas, nutrientes essenciais e aminoácidos que previnem a formação de radicais livres e estimulam a produção de colágeno endógeno, evitando que o envelhecimento se instale precocemente provendo uma maior hidratação da pele, mantendo-a macia, elástica e firme, prevenindo rugas profundas e mantendo-a com um aspecto saudável e jovial.

Compartilhe nas redes sociais

Comentários (3213)

Deixe um comentário